A Importância da Lei em Nossa Sociedade

Importância da lei

O direito é essencial na sociedade . Para qualquer sociedade que procura ser pacífica e livre de problemas, recomenda-se uma lei. A comunidade geralmente o desenvolve, portanto, os membros da comunidade devem decidir se devem seguir as leis. No entanto, existem multas por não conformidade com este requisito. Desempenha muitas funções essenciais para o bem-estar da sociedade. As funções da lei incluem:

Importância da lei

  • Protegendo a sociedade do mal

A principal função da lei é ajudar a proteger-nos do mal. Isso ajudará a nos proteger das pessoas que procuram uma oportunidade de nos prejudicar sem motivo aparente. Consequentemente, tribunais criminais foram estabelecidos para auxiliar na sentença e condenação de pessoas que, sem dúvida, foram condenadas por sua participação em atos que nos prejudicaram. Os condenados podem ser sentenciados a vários dias de prisão perpétua. Os tribunais civis, por outro lado, são projetados para ouvir casos civis. O réu é um réu que provou sem dúvida que já cometeu um crime

  • Resolução de conflitos por recursos limitados

Desde que você tenha várias pessoas vivendo juntas, tanto na família quanto na comunidade, os conflitos geralmente surgem devido à distribuição de uma quantidade limitada de recursos. Portanto, toda sociedade precisa de uma lei para ajudar a resolver tais disputas. Isso evitará uma situação em que as pessoas tomam o assunto com suas próprias mãos para resolver problemas. A lei garante o apoio do mundo entre opiniões diferentes.

Promover o bem comum

A lei não busca apenas responsabilizar os réus por suas más ações. As pessoas que vivem em uma sociedade em que todos estão preocupados com seus próprios interesses precisam de uma lei para proteger seu investimento coletivo. Essa comunidade reconhece que, se as pessoas se comportarem na direção oposta, todos estarão em uma situação pior. Todo membro da sociedade deve entender que, quando governada pela mão invisível da lei, ela vive sua própria vida e persegue seus próprios interesses e os dos outros, a sociedade se tornará melhor. Assim, a comunidade de partes interessadas precisa de uma lei para resolver o dilema do prisioneiro. Além disso, a lei ajuda na distribuição de propriedades nas mãos do setor privado, propriedades a serem exploradas por todos os membros da sociedade, evitando assim uma tragédia em situações padrão.

Incentive a comunidade a fazer a coisa certa.

A lei desempenha um papel vital ao incentivar a sociedade a fazer a coisa certa. Ajuda as pessoas a apreciar a necessidade de fazer a coisa certa o tempo todo. Isso explica por que muitas leis na maioria das sociedades contêm uma grande parcela de leis éticas – leis que são simples e cuidadosamente projetadas para impedir comportamentos antiéticos por membros da sociedade. Segundo os especialistas, a moralidade é necessária para manter a coesão da sociedade.

Avatar

Author: Liam